Jaguar F-Pace já chegou
A aposta da marca britânica é ambiciosa ao prever que o F-Pace se possa traduzir num aumento de vendas na casa dos 90 por cento junto de clientes que nunca tiveram um modelo da marca. É um estudo, e por isso vale o que vale, mas o SUV é uma realidade e tem argumentos que não deixam ninguém indiferente.
A carroçaria utiliza a mesma plataforma modular que surge nos mais recentes modelos da marca e, tal como eles, aposta numa estrutura ligeira onde 80 por cento do metal é alumínio, o que permite reduzir o peso e aumentar a rigidez estrutural.
Com 4,73 metros de comprimento, 1,94 metros de largura e 1,65 metros de altura, tem uma volumetria próxima do Audi Q5 e do BMW X3, mas o seu principal concorrente talvez seja o Porsche Macan. Face aos rivais, afirma os 2,87 metros de distância entre-eixos, que pagam dividendos ao nível do espaço interior, sobretudo para os ocupantes dos bancos traseiros.
O habitáculo não é tão requintado como o do Porsche Macan, mas o preço é mais baixo e o nível de equipamento de série é muito completo, mesmo nas versões base. Se este é um argumento, o espaço disponível, sobretudo para os ocupantes do banco traseiro, é um trunfo num modelo que tem um carácter familiar. A bagageira é ampla nos seus 650 litros de volume, que podem chegar aos 1 750 litros com o rebatimento dos bancos.
A proposta de motores passa por três opções 3.0 V6: duas a gasolina com 340 e 380 cv e uma diesel de 300 cv. Os motores V6 têm tudo a ver com a tradição da Jaguar, mas no nosso país o bloco 2.0 diesel de quatro cilindros com 180 cv é a opção mais racional. Tem uma versão de tracção traseira com um preço na casa dos 52 316 €, e com Via Verde paga Classe 1 nas portagens.
Em termos de imagem nada se altera, mas pesa menos 110 kg do que as versões 4x4 e isso ajuda a melhorar o desempenho.
A caixa automática ZF de oito velocidades (opcional) é uma grande ajuda para garantir o dinamismo da condução, tirando o melhor partido dos regimes onde o motor está mais à vontade.
As versões 4x4 utilizam o sistema AWD que é comum aos XE e XF AWD. A distribuição da tracção pelos eixos privilegia as rodas traseiras, só passando para as dianteiras em casos de perda de tracção. O Adaptative Terrain Response permite adaptar o sistema às condições do piso e o All Surface Progress Control associa o controlo de tracção e o cruise control para permitir que os menos experientes consigam progredir em condições adversas fora de estrada.
Em estrada, as opções a gasolina são as mais apelativas e o V6 diesel compensa a menor potência com um resposta mais rápida a baixo regime. A potência garante o dinamismo de condução que tem a ver com o carácter desportivo da Jaguar. É certo que o Porsche Macan pode ser ligeiramente mais rápido, mas a sua suspensão é mais seca e menos confortável.
O F-Pace é mais suave sem condicionar a estabilidade direccional e, se perde alguma coisa em estrada, ganha tudo fora dela e em todas as condições de reduzida aderência. É certo que não é um Range Rover, mas não teme as grandes aventuras e isso aumenta a polivalência de um modelo que, apesar de ter um aspecto urbano, é capaz de surpreender nos maus caminhos.
FICHA TÉCNICA
Motor: 2.0 D
Cilindrada: 1 999 cc
Potência máxima: 180 cv/4 000 rpm
Binário máximo: 430 Nm/1 750-2 500 rpm
Velocidade máxima: 209 Km/h
0 a 100 km/h: 8,9 s
Consumo médio: 4,9 l/100 km
Emissões de CO2: 129 g/Km
+ COMPORTAMENTO. O comportamento dinâmico não condiciona o conforto num habitáculo muito espaçoso.
- FISCALIDADE. É aberrante a carga fiscal portuguesa sobre as versões mais apelativas da gama F-Pace